top of page

É comum encontrarmos pessoas com dificuldade de ligar o motor por falha na bateria. Daí a necessidade do auxílio de outra bateria para ajudar na carga (a chamada chupeta). O que muitas pessoas não sabem, é que os cabos de energia devem ser conectados na bateria original nos seus respectivos polos (positivo e negativo), porém, na bateria que vai receber o auxílio, os cabos devem ser fixados no polo positivo e o cabo negativo deve ser fixado ao bloco do motor e não no polo negativo da bateria. isso evita fuga de energia para os sistemas mais delicados. principalmente em carros mais atualizados com tecnologia digital.

É mais que comum entrarmos no carro com pressa, atrasados para compromissos ou já pensando se vamos encontrar uma vaga para estacionar no centro da cidade, não é verdade? Por isso, mesmo que não consiga fazer uma inspeção toda vez que for pegar o volante, tente não ficar muitos dias sem gastar esses preciosos minutos observando o aspecto dos pneus do seu carro.

Se qualquer deles estiver com uma aparência de murcho, você vai precisar dar uma paradinha em um posto para calibragem ou em um borracheiro para o conserto de um furo ou rasgo. Se a aparência for de altura maior que a normal, o mais provável é que a última calibragem tenha sido feita com um valor mais elevado que o indicado, o que também deve levá-lo ao posto mais próximo para fazer o ajuste — questão vamos abordar no próximo tópico.

Pneus

Em estofado de tecido é necessário cuidado com a utilização de água. Por absorver rapidamente a água, ele a repassa para a espuma, dificultando a secagem. Recomenda-se a utilização de um pano úmido e detergente em caso de sujeira mais pesada ou um simples aspirador de pó. Já nos bancos de couro basta apenas um pano seco e macio, uma vez por semana. Os bancos revestidos com couro claro podem precisar de uma limpeza mais profunda, pois deixam a sujeira à mostra. Uma dica eficiente é passar um pano umedecido com água e sabão líquido neutro nos assentos e partes em couro claro. Depois, é só retirar o excesso com um pano seco. É recomendável fazer a hidratação dos bancos de couro uma vez por ano.

Estofamento

O que seria do mundo se não fossem as pessoas criativas não é mesmo? Confira 3 dicas diferentes para desembaçar os vidros do carro.

Vinagre com água. Dilua um pouco de vinagre em água e agite ou misture bem a solução. Passe com um papel higiênico ou jornal pelo vidro. Ajuda bastante.

Barra de sabão. Sabe aqueles sabão de pedra? Passe no para-brisa. Ele impedirá que o vapor chegue ao vidro, devido a uma camada que se forma por conta do sabão. Mas não ligue o ar quente, pois poderá fazer uma meleca e embaçar mais ainda.

Meia batata. Por mais bizarra que seja essa técnica, passar uma batata cortada ao meio no vidro, cria uma camada protetora, por conta do seu “suco”, que ajuda a evitar o embaçamento.

Mas lembramos que essas técnicas devem ser feitas antes da viagem.

Desembaçar os vidros

Transferencia de energia - chupeta na bateria

Alguns motoristas, ainda que involuntariamente, costumam deixar a embreagem acionada com o carro parado, seja numa ladeira, no semáforo ou mesmo no trânsito intenso das grandes cidades. Se este é o seu habito, saiba que isso pode sair caro pra você.

Observe a imagem abaixo. Note o desgaste do platô. Quando você aperta o pedal da embreagem, o rolamento (a peça em cima do mesmo na imagem) empurra o platô em preparação para a mudança de marcha. se você não tira o pé, todo o esforço das peças em atrito causa fadiga do material e em pouco tempo compromete o desempenho do sistema.

Então, faça um favor a você mesmo: policie seu habito. tire o pé da embreagem se não for usá-la.

Tire o pé da embreagem

Sistema de arrefecimento 

O sistema de arrefecimento do motor (video1) é de extrema importância para manter a temperatura de trabalho por volta de 90 graus. 

Fique atento ao marcador de temperatura (veja o manual do proprietário), que acende no painel de instrumentos. Uma simples visualização no chão de sua garagem, pode indicar um, de uma série de problemas no sistema de arrefecimento.

Caso a ventoinha do carro fique ligando com muita frequência por muito tempo, também pode ser um sintoma.

Entre em contato com a OBJETIVO CENTRO AUTOMOTIVO para melhores informações antes de colocar seu carro em movimento e ter gastos desnecessários.

Geralmente a ideia de colocar somente água no reservatório parece suficiente para o usuário, porém, existem circunstâncias que a presença exclusiva de água é uma grande ameaça ao sistema. Por isso, com equipamentos atualizados para diagnóstico, se pode ter uma leitura precisa da situação (fig. 2 - refratômetro - mede a concentração de impurezas no meio liquido)

Quando o profissional coleta o liquido (fig. 3), o diagnóstico é exato! (fig. 4)

Na figura 5 apresenta as escalas de leitura dos fluidos. 

Na figura 6, veja o que acontece com a bomba d'água com liquidos contaminados e infiltração de ar no sistema em comparação com uma bomba nova.

Ainda tem duvidas? Consulte nossa equipe! 

VIDEO 1

FIGURA 2

FIGURA 4

FIGURA 3

FIGURA 5

FIGURA 6

bottom of page